quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

O que é assexualidade ?

Assexualidade é a falta de atração sexual a qualquer pessoa, ou pequeno ou inexistente interesse nas atividades sexuais humanas. Pode ser considerada a falta de uma orientação sexual, ou uma de suas variações, ao lado da heterossexualidade, da homossexualidade, da bissexualidade e da pansexualidade.




Se eu não sinto atração sexual, necessariamente sou assexual?


Não. A falta de atração sexual ocorre por diversos motivos, e a assexualidade é apenas um deles. Algumas pessoas não se sentem atraídas por homens ou mulheres devido à traumas, problemas hormonais ou transtornos psicológicos, os quais demandam tratamento médico ou psicológico. Logo, aqueles que não se sentem confortáveis com a falta de interesse sexual devem procurar tratamento.


Isso significa que assexualidade não é doença?




Exatamente. É importante desassociar a assexualidade do transtorno do desejo hipoativo, pois enquanto este é um transtorno psicológico com diversas causas possíveis, a assexualidade ainda não possui uma causa específica que seja comprovada cientificamente. Mas pesquisas recentes, como a realizada por Lori Brotto, têm mostrado que pessoas as quais se identificam como assexuais não possuem sinais patológicos.






Eu não sinto atração sexual, mas já me apaixonei. Isso significa que não sou assexual?


Parte dos assexuais afirma já ter se apaixonado. O sentimento de amor e a atração sexual não estão necessariamente associados. Por isso, da mesma forma que muitos praticam relações sexuais sem amarem seus parceiros, é possível amar alguém sem que se queira relacionar-se sexualmente com a pessoa, e é esse último caso que ocorre muitas vezes com os assexuais.


Se eu já fiz sexo, então não posso ser assexual, correto?


Errado. As pessoas praticam sexo por vários motivos, os quais não estão necessariamente associados à libido própria. Satisfação do parceiro, manutenção de relacionamento, ou tentativa de entender como a sexualidade se manifesta são alguns dos diversos motivos que levam os assexuais a terem relações sexuais com outras pessoas.







Assexualidade é a mesma coisa que celibato?

Não, pois o celibato é uma escolha, enquanto a assexualidade converge para um lugar mais próximo ao de orientação sexual. O celibatário é alguém que opta por não fazer sexo, e ele pode ser heterossexual, homossexual ou até mesmo assexual. Já o assexual é a pessoa que não sente a vontade de praticar relações sexuais, mas que pode praticá-la independente disso.




O que eu faço para ser assexual ou para me tornar assexual?


Nada. Diferente das orientações sexuais tradicionais, a assexualidade não se constitui por algo que você faça. Pode-se ser assexual praticando ou não sexo, beijando ou não beijando, amando ou não amando. Ela se refere a algo subjetivo e só diz respeito ao próprio assexual. E assim como não existe um tratamento ou método válido que permita a troca de orientação sexual, as pessoas não se tornam assexuais pela própria vontade.






A assexualidade é uma orientação sexual?


Muitas das definições da assexualidade incluem-na na categoria de orientação sexual. Entretanto, ainda não existe um consenso sobre essa categorização, pois, assim como existem semelhanças entre a assexualidade e as outras orientações sexuais tradicionais, também existem muitas diferenças. Portanto, não é errôneo afirmar que a assexualidade é uma orientação sexual, do mesmo modo que não é incorreto afirmar o contrário.



Eu sempre senti atração sexual, mas, de repente, deixei de sentí-la. Virei assexual?


Depende. A sexualidade humana é fluida, sofrendo mudanças ao passar do tempo, mas a repentina falta de interesse sexual também pode ser um sintoma patológico. É recomendável que a pessoa que deixou de sentí-la procure um médico ou psicólogo que a diagnostique se ela se sentir mal perante isso, mas ela também pode entender-se como assexual nessa situação. Assim como tudo que se refere à assexualidade, essa é uma questão bastante subjetiva, e apenas a própria pessoa, após a reflexão necessária, poderá chegar a uma conclusão mais exata sobre a sua sexualidade.






Eu digo que alguém é assexuado ou que alguém é assexual?


Assexual é um termo mais adequado, pois assexuado será aquela pessoa sem genitália ou o ser que se reproduz por bipartição, como as amebas. E, além disso, nós não falamos que as pessoas são "heterossexuadas" ou "homossexuadas". Por isso, a comunidade assexual brasileira, de forma geral, sente-se mais confortável com a denominação "assexual".


Comentem: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários para mim!

Postagens mais visitadas